A história do primeiro show dos Beatles com a formação clássica

Primeira apresentação do Fab Four clássico aconteceu dois anos após o nascimento dos Beatles, em agosto de 1962

18 de agosto é uma data importante para a cronologia dos Beatles e para os fãs da formação clássica composta pelo quarteto John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. Nesta data, em 1962, aconteceu o primeiro show oficial com a formação que permaneceu até o fim da banda, em 1970.

A apresentação aconteceu em Hulme Hall, na região próxima a Port Sunlight, Inglaterra. Foi a primeira vez que Ringo Starr se apresentou com a banda após sua contratação pelo empresário Brian Epstein, dois dias após a demissão de Pete Best (geralmente referido como o Quinto Beatle), primeiro baterista do grupo.

O show fez parte de uma celebração promovida pelo baile anual da sociedade horticultural em Port Sunlight, começando às dez da noite após um ensaio único de duas horas com Ringo Starr. A banda viria a tocar novamente em Hulme Hall em mais quatro datas naquele ano.

A entrada de Ringo Starr nos Beatles é uma história que data antes mesmo da formação da banda. Entre os quatro integrantes, Ringo era o único que não tinha laços de amizade entre si antes da criação dos Beatles. Em 1960, quando ainda se chamavam Quarrymen, o grupo cruzou com Ringo em Hamburgo, quando o baterista fazia parte de Rory Storm and The Hurricanes, uma das bandas populares da região de Liverpool.

O primeiro encontro do Fab Four aconteceu em 1° de outubro de 1960 em Hamburgo, durante uma residência musical. Apesar desta ser a data “oficial”, o historiador Mark Lewisohn, estudioso e maior autoridade acadêmica dos Beatles, afirma que o primeiro encontro aconteceu em maio, na região de Jacaranda, e Lennon chegou a mencionar que conheceu Ringo em 1959. Ainda assim, sabe-se com certeza que os músicos se conheciam pelo impacto de ambas as bandas no cenário musical de Liverpool.

Neste mesmo período, Starr chegou a assistir os shows após o fim da apresentação com os Hurricanes e se reuniu nos bastidores com McCartney, Lennon, Harrison e Pete Best, que tinha acabado de se juntar ao grupo. Menos de dois anos depois, em 06 de fevereiro de 1962, Ringo Starr fez seu primeiro show com os Beatles como substituto de Pete Best, cobrindo o baterista em outras apresentações.

Nesta época, Ringo já tinha uma boa relação com o grupo, que já considerava a demissão de Pete Best por conflitos internos. Em agosto de 62, quando os Beatles realizavam algumas sessões de estúdio, o produtor George Martin sugeriu uma troca de bateristas para a gravação por não gostar do estilo de Best. O grupo então sugeriu substituí-lo definitivamente por Starr.

Em 14 de agosto de 1962, Ringo Starr foi convidado por John Lennon a se juntar aos Beatles. Dois dias depois, o empresário Brian Epstein demitiu Pete Best da banda. No dia 18 do mesmo mês, com apenas duas horas de ensaio prévio, Ringo fazia seu primeiro show como baterista oficial dos Beatles. O resto, como conhecemos, é história.