Gilberto Gil e Chico Buarque notificam ex-baixista do Pixies por plágio

Disputa reacende histórico de acusações contra músicas brasileiras em âmbito internacional

Os cantores Gilberto Gil e Chico Buarque, por meio da Sony Publishing, notificaram a gravadora de Paz Lenchantin, ex-baixista e vocalista da banda americana Pixies, por suposto plágio à melodia de Cálice, lançada pelos músicos em 1979.

A informação foi confirmada à CNN pela assessoria de imprensa de Gil.

Lenchantin lançou a música Hang Tough no dia 18 de agosto, como parte de seu álbum solo Triste, junto com um videoclipe. No YouTube, ouvintes comentam sobre a semelhança com o hit brasileiro que marcou época na Ditadura Militar.

Esse não é um episódio isolado: a música brasileira já foi alvo de disputas semelhantes no passado. O caso mais famoso envolve Jorge Ben Jor contra Rod Stewart: o refrão de Da Ya Think I’m Sexy? (1978) foi considerado plágio de Taj Mahal (1972), resultando em um acordo em que Stewart cedeu os royalties da faixa à UNICEF. Outro exemplo emblemático foi o de Luiz Bonfá, autor de Seville, que precisou acionar judicialmente o cantor Gotye após a semelhança de sua canção com Somebody That I Used to Know, um dos maiores hits da década de 2010. Recentemente, o compositor Toninho Geraes também moveu um processo contra Adele, acusando-a de plágio na faixa Million Years Ago, por suposta semelhança com Mulheres (1995). O caso ganhou repercussão internacional e reforçou a atenção sobre a proteção da música brasileira no mercado global.

Esses precedentes mostram como disputas por plágio atravessam décadas e artistas de diferentes estilos, reafirmando a relevância da produção nacional e a necessidade de reconhecimento em escala mundial.