Wanderléa

Prova de Fogo

Wanderléa

Wanderlea - Reprodução Instagram

Nome Artístico
Wanderléa
Nome verdadeiro
Wanderléa Charlup Boere Salim
Data de nascimento
5 de junho de 1944
Local de nascimento
Governador Valadares, Minas Gerais

Dados Biográficos

Wanderléa Charlup Boere Salim nasceu em 5 de junho de 1944, em Governador Valadares (MG), e é até hoje uma das pioneiras do rock e do pop brasileiro. Desde pequena demonstrou talento para a música que, aos 10 anos, já vencia concursos de rádio.

Ainda na infância sua família se mudou para o Rio de Janeiro, abrindo caminho para o início de sua trajetória artística. Aos 15 anos cantava em boates, e em 1962 gravou seu primeiro compacto. No ano seguinte lançou seu primeiro LP, intitulado simplesmente “Wanderléa”, pela então gravadora CBS.

O grande salto veio em 1965, quando Wanderléa foi convidada para apresentar o programa Jovem Guarda na TV Record, ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O programa se tornou um fenômeno de audiência, marcando o início de um movimento cultural que mistura rock, pop com uma energia “jovem”, e fazendo de Wanderléa uma das principais estrelas desse novo rock brasileiro.

Com sua voz, seu carisma, tinha um estilo influenciado pelo rock internacional (minissaias, botas, calças boca-de-sino), Wanderléa se tornou um referencial de atitude feminina e modernidade. Muitos jovens copiaram seu jeito de cantar, dançar e vestir.

Mesmo após o fim da fase mais intensa da Jovem Guarda, Wanderléa não se acomodou. Ao longo das décadas, transitou por diversos estilos: pop, MPB, baladas e, mais recentemente, voltou às raízes da música brasileira clássica. Em 2023 lançou o álbum Wanderléa Canta Choros. Entre seus discos mais marcantes fora da fase Jovem Guarda estão …Maravilhosa (1972), Vamos Que Eu Já Vou (1977) — produzido por Egberto Gismonti — e Nova Estação (2008), que chegou a ser indicado ao Grammy Latino.

Wanderléa é frequentemente reconhecida como a primeira grande mulher do rock/pop no Brasil. Com uma influência que ultrapassa a música, refletindo na moda, comportamento e identidade. Ajudando a dar voz à juventude e abrindo espaço para mulheres assumirem protagonismo na música popular brasileira.