A Musicalidade de Marcos Valle

Um dos arquitetos da moderna MPB, Valle atravessa gerações com clássicos que unem bossa, funk e soul

Marcos Valle é um dos grandes arquitetos da música brasileira moderna. Dono de uma obra que transita pela bossa nova, pelo funk, pelo soul e até pela disco music, ele é reverenciado tanto no Brasil quanto no exterior, onde seu trabalho é constantemente redescoberto por DJs e músicos. Sua carreira é exemplo de reinvenção e sofisticação.

Samba de Verão

Composta em parceria com Paulo Sérgio Valle, foi lançada em 1964 e se tornou um clássico internacional da bossa nova. Gravada por artistas como Walter Wanderley e exportada para os EUA, é uma das músicas brasileiras mais executadas no mundo.

Estrelar

Do álbum Marcos Valle (1983), mistura funk, disco e pop. Composta com Paulo Sérgio Valle e Leonel Perdigão, fala de vida saudável e exercícios físicos. Virou cult e é sampleada até hoje.

Bye Bye Tristeza

Gravada por Sandra de Sá em 1985, foi um hit radiofônico que uniu a sensibilidade de Marcos Valle à força vocal de Sandra, misturando soul e groove.

Preciso Aprender a Ser Só

Tornou-se um clássico romântico, gravado por Elis Regina em 1966. Sofisticada e delicada, é uma das mais regravadas de Valle.

Mentira

Sampleada pelo Planet Hemp, mostra a modernidade pop de Valle sem perder o lirismo poético.