Em setembro de 2022, Gal Costa subiu ao palco do Coala Festival, no Memorial da América Latina, para encerrar o segundo dia de shows e também sua turnê As Várias Pontas de uma Estrela. Foi a última apresentação da cantora antes de sua morte, dois meses depois, e marcou um reencontro carinhoso com o público: o repertório passeava por clássicos de Milton Nascimento – como “Paula e Bebeto” e “Fé Cega, Faca Amolada” – e evidenciava a vitalidade de uma artista em pleno processo de renovação. Naquela noite, ela dividiu o microfone com os cantores Rubel e Tim Bernardes, além de interpretar versões em português de Stevie Wonder (“Nada Mais”) e Bob Dylan (“Negro Amor”).
Para celebrar os 80 anos que Gal completaria em 26 de setembro, a gravadora Biscoito Fino lançará o álbum Gal Costa Ao Vivo no Coala. O registro chega às plataformas digitais e em formato de vinil duplo no dia do aniversário da cantora. A edição reproduz o show na íntegra – já disponível no canal do festival no YouTube – e traz canções que integravam sua última turnê, como “Açaí”, “Brasil” e “Fé Cega, Faca Amolada”, além das participações de Rubel e Tim Bernardes.
O lançamento também simboliza um passo na preservação do acervo de Gal após uma disputa judicial envolvendo a empresária Wilma Petrillo e o filho da cantora, Gabriel Costa. Segundo o produtor Marcus Preto, a ideia é homenagear a intérprete e levar às lojas um documento sonoro de rara potência, que revela a força de sua voz e a versatilidade do repertório . Para fãs e colecionadores, a edição em vinil duplo é uma forma de reviver a experiência de um show que, além de emocionante, sintetiza a trajetória de uma das maiores vozes da MPB.